Amados irmãos, receberemos a visita pastoral do nosso Bispo Diocesano em nossa Paróquia nos próximos dias.
Acompanhem em nossas redes sociais que em breve iremos divulgar a programação das missas para que vocês também possam participar!!
•A Visita Pastoral•
A visita pastoral é uma das formas, comprovada pela experiência dos séculos, com a qual o Bispo mantém contatos pessoais com o clero e com os outros membros do Povo de Deus. É uma ocasião de reavivar as energias dos operários da evangelização, de os elogiar, encorajar e consolar, como também a oportunidade de chamar todos os fiéis à renovação da sua vida cristã e a uma atividade apostólica mais intensa. A visita permite-lhe, além disso, avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral, dando-se conta das circunstâncias e dificuldades do trabalho de evangelização para poder definir melhor as prioridades e os meios da pastoral orgânica.
A visita pastoral é, portanto, uma ação apostólica que o Bispo deve efetuar pela caridade pastoral que o apresenta em concreto como princípio e fundamento visível da unidade na Igreja particular. Para as comunidades e instituições que a recebem, a visita é um acontecimento de graça que de algum modo reflete aquela tão especial visita com a qual o “supremo Pastor” (1 Pd 5, 4) e guardião das nossas almas, Jesus Cristo, visitou e redimiu o seu povo.
Na visita às paróquias, o Bispo procurará realizar, de acordo com as possibilidades de tempo e de lugar, os seguintes atos: celebrar a Missa e pregar a Palavra de Deus; administrar solenemente o sacramento da Confirmação; encontrar-se com o pároco e com o vigário; reunir-se com o Conselho Pastoral e com o Conselho para os assuntos econômicos; ter um encontro com as crianças e os jovens que percorrem o itinerário catequético; visitar, dentro do possível, alguns doentes da paróquia (cf. Apostolorum Successores, 220-221).