Ofício das trevas 2024

27 de março de 2024

Uma liturgia mística da Semana Santa 🕯️

O Ofício de Trevas, também conhecido como matutina tenebrarum, é uma cerimônia que ocorre nos três últimos dias da Semana Santa: quarta, quinta e sexta-feira. Vamos explorar o significado e a origem desse ritual profundo:

Trevas Naturais: O nome deriva de três situações de trevas. Primeiro, das trevas naturais da meia-noite ao anoitecer, lembrando as palavras de Cristo preso nas trevas da noite: “Haec est hora vestra et potestas tenebrarum” (Esta é a vossa hora e do poder das trevas.) (Lucas 22, 53).
Trevas Litúrgicas: Durante as cerimônias da paixão, todas as luzes na igreja são apagadas, exceto uma. Essa escuridão simboliza o luto da Igreja e a escuridão que baixou sobre a terra quando Nosso Senhor morreu.
Trevas Simbólicas da Paixão: As 15 velas do ofício de trevas são colocadas em um candelabro. Uma delas é branca, enquanto as outras são feitas de cera amarela e comum, como sinal de luto e pesar. No final de cada Salmo, uma vela é apagada, e as luzes da igreja também se extinguem gradualmente. A vela branca, escondida atrás do altar, representa Nosso Senhor que, por breve tempo, se retira do meio dos homens e baixa ao túmulo, para reaparecer, pouco depois, fulgurante de luz e de glória.
Significado Espiritual: As velas apagadas simbolizam os discípulos que abandonaram gradualmente Nosso Senhor Jesus Cristo durante a Paixão. O barulho no final do ofício representa o terremoto e a perturbação dos inimigos, recordando a desordem que sucedeu na natureza com a morte de Jesus.

Compartilhe:

Veja Tambem: